Como mensurar o impacto ambiental de sua fazenda

30/11/2018

Veja Também

Como medir a sustentabilidade de uma fazenda? Em algum momento, produtores interessados em boas práticas agrícolas deparam com essa questão. E nem sempre encontram respostas. Hoje em dia, o mercado exige dados concretos sobre a produção sustentável para a criação e oferta de linhas de crédito e serviços.

Exemplo é o RenovaBio, programa do governo federal voltado para a certificação da produção de biocombustíveis de acordo com critérios sustentáveis. Uma das ferramentas desenvolvidas para o RenovaBio é chamada RenovaCalc, calculadora que permitirá medir a eficiência ambiental dos biocombustíveis. 

Desenvolvida por um grupo de trabalho coordenado pela Embrapa, a ferramenta deve servir de referência para definir os chamados créditos de descarbonização previstos no RenovaBio. Gerente de sustentabilidade aplicada da Fundação Espaço ECO (FEE), Juliana Silva explica que a calculadora foi criada a partir do conceito de avaliação do ciclo de vida (ACV), uma técnica desenvolvida para mensurar os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. Ao lado do Rabobank e da Sices Agro, a FEE é parceira da Globo Rural no Prêmio Fazenda Sustentável e realizará neste mês um curso de capacitação de ACV no contexto do RenovaBio.

Fonte: Globo Rural.