PIB da zona do euro avança 0,2% no terceiro trimestre.

14/11/2014

Veja Também

BRUXELAS - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior, informou nesta sexta-feira a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Analistas ouvidos pelo “Wall Street Journal” previam que o dado, preliminar, mostrasse avanço menor, de 0,1% no trimestre.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB avançou 0,8%. Nesse caso, a expectativa era de alta de 0,7%. Em números anualizados, o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi de 0,6%.

A leitura do terceiro trimestre mostrou leve aceleração, após o PIB crescer 0,1% no segundo trimestre ante o interior. Não há muitos detalhes no comunicado da Eurostat, mas aparentemente o gasto dos consumidores teve um papel importante, enquanto o investimento das empresas seguiu em nível mais fraco.

A surpresa do dia foi a Grécia, que registrou crescimento de 0,7% em seu PIB no terceiro trimestre ante o anterior. No ano, o crescimento do PIB grego foi de 1,7%, segundo a preliminar desta sexta-feira. Em toda a União Europeia, o crescimento do PIB foi de 0,3% no terceiro trimestre ante o anterior.

(Dow Jones Newswires )

Fonte: Valor Econômico