Quanto a China deve importar de soja este ano?

15/01/2015

Veja Também

Com importações de 8.53 milhões de toneladas em dezembro, o total de importações de soja por parte China soma 18.7 milhões de toneladas no primeiro trimestre comercial Americano, uma quantia recorde. O USDA estima que a China importe 74 milhões de toneladas de soja este ano, frente à 71.4 milhões de toneladas em 2013 e 63.4 milhões de toneladas em 2012. 

Apesar de ritmo recorde de compras entre out-dez este ano, 17% acima do ano passado, a correlação indica que, pelo menos por agora, o total de importação anual de soja pela China estimado pelo USDA de 74 milhões de toneladas parece ser um número sensato. A AGR Brasil acredita que caso preços de soja operem em níveis menores que os atuais, os Chineses poderão importar uma quantia maior que 74 milhões de toneladas. Mas mesmo assim, o balanço de oferta global tem soja mais que suficiente para absorver tal possível aumento na demanda. Outro ponto importante seria, caso a China importe mais que o estimado, qual seria a origem escolhida para suprir tal demanda – América do Sul ou EUA?

Ao final deste ano comercial, o mundo bem provavelmente terá um quantidade de estoques globais de soja acima do tamanho da produção total de soja do Brasil ano passado. Estoques globais são estimados logo acima de 90 milhões de toneladas para este ano, 23 milhões de toneladas acima do recorde de 67 milhões de toneladas de estoques registrados ano passado. A oferta supre muito bem a demanda no momento e com a expectativa de aumento de área de plantio para soja este ano nos EUA, este tema poderá continuar por pelo menos mais algum tempo, principalmente caso a safra Americana tenha clima favorável por sua maior parte.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/