Gaúchos avançam plantio do milho mesmo com excesso de umidade.

02/10/2015
Nesta semana o plantio atingiu 54% dos 779.589 hectares previstos para esta safra(Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo).

Veja Também

O plantio do milho segue acelerado no Rio Grande do Sul, apesar de alguns momentos de excesso de umidade e chuvas intensas, segundo o informativo semanal da Emater/RS. O levantamento da empresa aponta que nesta semana o plantio atingiu 54% dos 779.589 hectares previstos para esta safra. Os trabalhos avançaram 10 pontos percentuais em relação aos 44% da semana passada.

Os técnicos da Emater/RS observam que em importantes regiões produtoras – como Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo – o ritmo de colheita segue forte e se aproxima dos 70% da área estimada. Eles relatam que os produtores replantaram o milho em parte das áreas afetadas pelas geadas e em algumas deverão aproveitar para semear a soja.

Na avaliação dos técnicos, as lavouras que emergiram após o período de frio apresentam excelente desenvolvimento e stand de plantas, enquanto que as que não foram afetadas pelas geadas apresentam bom vigor. “Os produtores estão realizando a adubação nitrogenada em cobertura e aplicação de herbicidas. Até o momento, não tem sido observado ataque de pragas e moléstias”, dizem eles.

Fonte: REVISTA GLOBO RURAL