Novo recorde na exportação de carne bovina

15/07/2014
As exportações brasileiras de carne bovina bateram novos recordes no primeiro semestre

Veja Também

As exportações brasileiras de carne bovina bateram novos recordes no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Abiec, entidade que representa empresas do segmento, os embarques somaram 762 mil toneladas e renderam US$ 3,4 bilhões - aumentos de 12,7% e 13,3% em relação ao mesmo período de 2013, respectivamente.


Conforme a Abiec, o crescimento refletiu especialmente a maior demanda de Hong Kong e da Rússia, que continuaram a liderar o ranking dos principais importadores de carne bovina brasileira no intervalo (ver gráfico). "O Brasil também consolida sua posição como maior fornecedor no norte da África, com crescimento expressivo nos mercados do Egito, Líbia e Argélia", disse, em nota, o presidente da Abiec, Antônio Camardelli.

Ainda segundo a entidade, houve queda de 15,4% no volume total exportado aos EUA no semestre - "um alerta" que indica que as barreiras americanas derivadas da identificação de resíduos de ivermectinas (vermífugos) acima do permitido no produto industrializado brasileiro continuam. Houve alta das vendas de carne in natura, mas queda de 2,5% nas de industrializados aos EUA no período.

Fonte: Valor Econômico